misabellC Tour (^.^=)

free counters

mercoledì 21 gennaio 2009

Governo deve adotar novo modelo de carteira de identidade em 2009

Governo deve adotar novo modelo de carteira de identidade em 2009

Publicada em 07/07/2008 às 21h11m

Agência Brasil; TV Globo; O Globo Online

Novo modelo de carteira de identidade - Reprodução da TV


BRASÍLIA - O governo estuda um novo modelo para as carteiras de identidade que devem ser adotadas a partir de janeiro do ano que vem. A proposta do Instituto Nacional de Identificação (INI), do departamento de Polícia Federal, é unificar o documento e fazer um cadastro único para evitar que a pessoa consiga tirar uma identidade diferente em outro estado. Os novos cartões vão passar a identificar as pessoas de maneira unificada, com uma foto tirada na hora e impressões digitais escaneadas, sem precisar pintar os dedos. Os passaportes já são feitos assim.

O modelo de cartão de identidade aprovado pela PF reunirá todas as informações pessoais, como o número do CPF e o título de eleitor, armazenados num chip. Há também itens de segurança, como uma marca d'água e a maneira como os dados serão inscritos no cartão.

- A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la - explica Célio Ribeiro, presidente da associação das empresas de identificação digital.

Todos os estados vão passar a ter os mesmos equipamentos para emitir a nova identidade, e os dados essenciais serão mandados para uma central que vai formar o Cadastro Nacional Único. Sempre que alguém for tirar o documento, os institutos de identificação estaduais farão uma consulta online a essa central para que cada brasileiro tenha apenas um número de identidade.

Para o diretor do INI, Marcos Elias Cláudio de Araújo, a implementação do projeto contribuirá para tornar a identificação civil no Brasil ainda mais eficiente.

- A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos - pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes - e principalmente com as fraudes - explicou.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/07/07/governo_deve_adotar_novo_modelo_de_carteira_de_identidade_em_2009-547138213.asp

Nessun commento: